quarta-feira, 22 de maio de 2013

Por que a filosofia?

Você estudou filosofia?
Poisé leitores, estou numa fase muito reflexiva da minha vida.....
Fiquei pensando como poderia expressar o que penso e sinto, compartilhar minha forma de ver o mundo com outras pessoas, sem necessariamente colher resultados imediatos desta atitude, tanto no sentido negativo (sofrer reprimendas) ou no sentido positivo (receber elogios).
Uma das ideias que me ocorreu foi expor minha forma de pensar e de buscar a felicidade, em um blog, para incentivar uma troca de ideias que tem como único objetivo, nada pretensioso, fazer do mundo um lugar melhor para se viver, e viver de forma mais feliz.
Comentando com um amigo que havia criado um blog com o nome: fisofia vida simples, tudo junto né? Este amigo logo me perguntou: você estudou filosofia? Respondi: na verdade estudei apenas algumas disciplinas no meu curso de administração e de administração pública.
Na sequência, meu amigo acrescenta, ah você está chamando de filosofia um modo vivendis.
Sim, este blog traduz a intenção de se buscar viver uma vida simples para ser feliz. A partir da forma de viver, ou seja qual filosofia de vida pode nos tornar mais felizes? Já respondi com o próprio nome do blog: a vida simples.
Então, refletindo sobre o que escrever, me ocorreu começar pelo pensamento dos filósofos de verdade, o que me fez pensar logo nos gregos, embora nem sempre vá seguir uma linha cronológica ou manter uma obrigação de só escrever sobre os filósofos, mas mesclar com ideias e situações que rementam a simplicidade da vida como sinônimo de felicidade.
Pesquisando na internet, encontrei uma cronologia dos filósofos, que compartilho com vocês.
Cronologia dos filósofos
Já vou logo antecipando que não pretendo me tornar, ou concorrer com os filósofos de verdade, neste meu exercício blogueiro.
Também não quero fazer dele uma plataforma para a religião, mas já vou dizendo que sou um ser humano que busca vivenciar os ensinamentos de São Francisco e Santa Clara de Assis, por meio da participação na Ordem Franciscana Secular.
Informações adicionais podem ser obtidas no sitio:
Família Franciscana no Brasil
Abraços a todos, e já pegando carona na saudação do franciscanismo: Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário