terça-feira, 21 de maio de 2013

Propósito da Filosofia para Epicuro

Filosofia para Epicuro
A busca da felicidade está diretamente relacionada à forma como encaramos a vida.
Esta temática já vem de longa data, os gregos eram muito interessados em entender o funcionamento da vida.
Depois deles muitos outros filósofos buscam a receita da felicidade. Passando por vários profissionais e abordagens distintas.
Na atualidade todo mundo continua atrás desta receita, como um tesouro perdido, apesar das pessoas conquistarem cada vez mais dinheiro e riqueza, parece que elas estão cada vez mais longe da felicidade.
Médicos, Filósofos, Psicólogos, Terapeutas, e muitos outros profissionais correm atrás deste mapa do tesouro. Vamos conhecer um pouco mais dos filósofos, começando por Epicuro:

Epicuro de Samos (em grego antigo: Ἐπίκουρος, Epikouros, "aliado, camarada"; 341 a.C., Samos — 271 ou 270 a.C., Atenas) foi um filósofo grego do período helenístico.

O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer. Estas referências seriam as melhores maneiras de medir o que é bom ou ruim. Utilizou-se da teoria atômica de Demócrito para justificar a constituição de tudo o que há. Das estrelas à alma, tudo é formado de átomos, sendo, porém de diferentes naturezas. Dizia que os átomos são de qualidades finitas, de quantidades infinitas e sujeitos a infinitas combinações. A morte física seria o fim do corpo (e do indivíduo), que era entendido como somatório de carne e alma, pela desintegração completa dos átomos que o constituem.
Naqueles tempos, Epicuro percebeu que as pessoas eram muito supersticiosas e haviam se afastado da verdadeira função das religiões e dos deuses. Os deuses, segundo ele, viviam em perfeita harmonia, desfrutando da bem-aventurança (felicidade) divina. Não seria preocupação divina atormentar o homem de qualquer forma. Os deuses deveriam ser tomados como foram em tempos remotos, modelos de bem-aventurança que servem como modelo para os homens e não seres instáveis, com paixões humanas, que devem ser temidos.
Epicuro Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário